MENUS

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

SUICÍDIO,ENFRENTANDO ESSE MAL COM INTELIGÊNCIA E RESPONSABILIDADE.



A cada dia, 24 pessoas, em média, cometem suicídio no Brasil, segundo a AssociaçãoBrasileira de Psiquiatria (ABP). Em escala mundial, o país fica em nono lugar, à frente das demais nações latino-americanas. Comparado com a população brasileira (cerca de 180 milhões de habitantes), o número de casos talvez não impressione tanto. Mas é preciso considerar que muitos casos são erroneamente registrados como acidentes, já que nem sempre a motivação por trás do ato fica clara após as investigações. Assim, ofenômeno é mais sério do que as estatísticas mostram.
Inúmeros casos poderiam ser evitados se houvesse informação suficiente disponível. "Embora as causas nem sempre sejam facilmente identificáveis, muitas vezes é possível detectar comportamentos que poderiam culminar em suicídio e encaminhar a pessoa para tratamento adequado", diz opsiquiatra José Manoel Bertolote, membro da Comissão de Suicidiologia da ABP. Com a finalidade de divulgar informações sobre otema, a ABP lançou recentemente a campanha Suicídio: conhecer para prevenir.



Tema que pede cautela

Dois tipos de fatores estão envolvidoem uma tentativa de suicídioos predisponentes e os precipitantes. O primeiro tipo engloba fatores que tornam uma pessoa suscetível ao impulso de provocar a própria morte. Podem estar na genética, no psiquismo doindivíduo, no ambiente familiar, no círculo de convivências e até mesmo na fé. Já os fatores precipitantes são aqueles que motivam o ato, a “gota d’água”. As razões variam, desde o fim de um relacionamento amoroso até a perda de empregoEm guerras, há quem prefira tirar a própria vida a morrer pelas mãos do exército inimigo (ver ‘O suicídiona história’).

Entre os fatores predisponentes, um dos mais comuns é a depressão. Segundo dados daOrganização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% dos que apresentam comportamentosuicida têm a doença. Além da depressão, a esquizofrenia (“mente cindida”, em grego, uma dissociação entre o sentimento e a atitude do indivíduo) e o alcoolismo figuram entre os principais males capazes de levar aogesto extremo.
O mundo em que estamos vivendo hoje tem levado o ser humano ao esvaziamento total de DEUS,ínumeras catástrofes e a destruição da família tem sido os principais problemas dessa sociedade atual.nunca se viu o homem sofrer tanto de amor e adoecer ao ponto de matar a ex mulher e até os filhos e sempre depois vem o subsídio,o ser humano não esta preparado para a perda,a dor constante e intensa tem levado ao extremo de não conseguir conviver com a dor ,na verdade ninguém deseja tirar a própria vida mas sim matar a dor que esta matando-o lentamente.

SE PRECISAR DE AJUDA LIGUE PARA NOS -22 26440830. OU DEIXE UM COMENTÁRIO QUE  EMTRAREMOS CONTATO .
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...