MENUS

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A ENGENHARIA ESPIRITUAL, UMA FERRAMENTA PARA PROCLAMAR O REINO



E-mail
 

“O trabalhar com mão remissa empobrece; mas a mão do diligente enriquece.” (Provérbios 10:4)

Eu creio que está hora da Igreja sair de seus templos e começar a levar a mensagem das Boas Novas, dentro de uma cosmovisão inteligente e, sobretudo, simples e prática para muitos lugares como: - para as empresas, indústrias, universidades, colégios, entidades públicas, privadas e para muitos outros lugares.        
Cada vez estou mais convencido que poderíamos ensinar sobre os sábios princípios bíblicos, sem necessariamente falar de uma religião cristã ou mesmo judaico-cristã.
Percebo e vejo que as empresas estão descobrindo que não bastam investir apenas em programas de redução de custos, gestão e treinamentos avançados para seus funcionários nas áreas de RH. Mas, torna-se cada vez mais necessário investir também no “coração” (no espírito) do homem, sede da sua fé, intuição, virtudes, dons e talentos.
Crendo que há um Supremo Engenheiro criador do universo, do homem e de todas as coisas e que Ele sempre desejou se interagir com o ser primordial de Sua criação, o homem, foi que criei o termo “Engenharia Espiritual”.
Nessa investida para não só desenvolver virtudes e qualidades espirituais, como a fé, o amor, a sabedoria, a alegria, a mansidão, o domínio próprio, a bondade, a fidelidade, a paciência, a compaixão, a unidade e união, a cooperação, o perdão, a criatividade, a humildade, a força, a perseverança, atitudes corajosas para enfrentar a adversidade, a dor, o sofrimento, mas também a alegria do sucesso sem prepotência e vaidade, o descobrimento do propósito pelo qual nascemos e tantos outros atributos divinos foi que comecei a estudar a Bíblia em busca de como alcançar de maneira segura e eficiente uma melhor qualidade de vida.
A Engenharia Espiritual deve lidar com a inteligência espiritual, em interação direta com a mente criadora, uma vez que o termo engenharia, vem da raiz engendrar, criar, produzir resultados, dar frutos. Na engenharia podemos entender e aplicar conhecimentos científicos e empíricos, aplicados a criação de dispositivos e processos para converter recursos naturais em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas. Optei por este termo, pois o homem também tem uma necessidade espiritual e se ele busca e desenvolve esta interação com o Criador, ele estabelece uma aliança também criadora, participando de uma mente iluminada e divina. Pois, a qualidade de criar, engendrar ou “engenheirar” Deus deu somente ao homem, o qual foi o único criado à Sua imagem e semelhança. Infelizmente, nem o mais evoluído primata na escala da zoológica galgou de tal semelhança criativa. É natural o homem criar, governar, administrar, inventar, pois ele tem a mesma origem espiritual do Criador de todas as coisas.
E por que Espiritual? Porque estamos tratando de algo que não se vê, algo não físico e material, mas sim, de algo que transcende a mente humana, a alma. Não se pode pegar e tentar quantificar a sabedoria, o amor, a bondade, o ato divino de perdoar. São virtudes que tendem ao infinito. O amor de Deus é infinito bem como Sua sabedoria. Não estamos falando do mundo da alma, da mente humana ou das emoções e sentimentos. Estamos falando de algo que vem de Deus e é dado por Deus. O rei Salomão pediu a Deus esta sabedoria e lhe foi dada. Ninguém pode ter a fé de Deus se Este não lhe der. Uma coisa é ter fé no ser humano, a outra não é somente ter fé em Deus, mas ter a fé de Deus, que vem Dele. Ele a dá a quem pede. É isto que tenho experimentado nos últimos 20 anos e que agora desejo passar para aquelas pessoas que crêem.
A engenharia espiritual deseja produzir no coração do homem, uma inteligência espiritual movida pela fé em um Deus Supremo, de quem podemos extrair projetos, propósitos e atributos que promovem o desenvolvimento para uma excelente qualidade de vida, potencializando a criatividade, o domínio próprio, o equilíbrio e ato de amar e ser amado.
Uma vez perguntaram a Einstein: “como ele conseguiu criar e desenvolver tão sabiamente a teoria da relatividade? Einstein respondeu que não havia criado nada e que nem era o autor de nada. Ele, simplesmente, conseguiu desvendar um pouquinho das leis que já existiam na natureza e que vieram de uma mente divina e criadora.
De fato Einstein tinha razão, pois o homem nunca criou nada, apenas é capaz de descobrir princípios e leis que já existiam e que aglutinados sabiamente passam a gerar algo físico que beneficia o homem.
Por que não levar para as empresas e às escolas conceitos como: O que é a Inteligência Espiritual e como ela pode trazer melhoria da qualidade de vida?
Já encontrei alguns conceitos sobre a inteligência espiritual. Mas, gostaria de compartilhar do fruto de minhas próprias pesquisas e vivência nessa área.
Não gostaria de tentar definir em poucas linhas o que seria para mim a inteligência espiritual. Mas, diria que e IE, assim a chamaremos, englobaria conceitos como:
  • Ter consciência que temos dúvidas e perguntas a cerca da nossa vida e do universo para as quais não encontramos ainda respostas: de onde venho? O que faço aqui? Para onde vou após a morte? etc.
  • Descobrir o sentido da vida, entendendo o âmago de nosso ser e a semelhança existente com um Ser Criador de todas as coisas;
  • Pela inteligência espiritual tem-se acesso à mente divina, extraindo dela princípios e virtudes, como a fé, a esperança, o amor, a alegria, a bondade, a paciência, a compaixão, o domínio próprio, além de discernir entre o bem e o mal;
  • A inteligência espiritual investe massivamente na fé. Esta por sua vez gera esperança e força para vencer tribulações e dificuldades;
  • Pela inteligência espiritual compreendemos que o homem é espírito, alma e corpo.
  • Pela inteligência espiritual pode-se entender a amplitude da liberdade à medida que se conhece as leis de Deus que regem nossa vida e o universo;
  • Pela inteligência espiritual podemos extrair o lado bom das religiões, seus sábios princípios, sem se deixar ser dominado pelo radicalismo e fanatismo;
  • Pela inteligência espiritual pode-se libertar das paixões que escravizam e destroem a vida do homem, como o ciúme, a inveja, a soberba, o ódio, o rancor, os vícios, etc.
  • Pela inteligência espiritual entende-se melhor sobre a morte, o sentido e propósito da vida terrena e também da futura vida eterna para aqueles que nela crêem;
  • A inteligência espiritual vale-se da intuição, entendo os segredos da vida e do universo;
  • Pela inteligência espiritual nos tornamos mais inteligentes à medida que buscamos e nos aproximados da mente Criadora;
  • Pela inteligência espiritual continuamos a entender a ciência, pois esta muitas vezes se cala, quando a fé se inicia;
  • A inteligência espiritual nos leva a viver os grandes princípios morais revelados na Bíblia, investindo na meditação e oração, buscando respostas que tanto procuramos;
  • Jesus, o Mestre dos mestres, nos ensinou muito de como é possível usar a inteligência espiritual. Jesus se interagia tanto com o pensamento de Deus Pai que Ele mesmo disse: - “Eu e o Pai somos um e não faço nada sem Ele.”( Jo10:30)
  • Enfim, a inteligência espiritual atua na esfera da fé, onde o dinheiro não compra e nem domina.
  • Portanto, inteligência espiritual seria a habilidade ou a capacidade de crer em uma mente criadora e universal e se interagir com ela, pelo conhecimento da Palavra revelada na Bíblia. O conhecimento desta leva a aumentarmos a medida da fé recebida. Ou seja, quanto mais conhecemos os princípios divinos, mais experimentamos e interagimos com a mente divina.  O Mestre Jesus nos ensinou e abriu esta “porta” do entendimento, nos despertando para mudanças interiores para o aperfeiçoamento e descoberta de novos valores e propósitos de vida.
Saiba mais sobre o conceito "Engenharia Espiritual" e sua aplicabilidade na gestão e recursos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...