MENUS

sábado, 21 de maio de 2011

10 lições para aprender com Abrahan lincoln.

Nascido pobre, ele estudou apenas 18 meses na escola, mas era um leitor fanático e um autodidata, a ponto de se tornar um advogado de sucesso. Além disso, Lincoln era um exímio boxeador e nunca pescava ou caçava, porque não se sentia bem matando animais.
Foi vereador, deputado e sempre defendeu a abolição da escravatura, apesar de ser considerado por seus colegas um moderado no assunto. Ao chegar à presidência em 1860, com apoio maciço do norte industrializado e sem qualquer voto nos estados agrícolas do sul que dependiam da mão-de-obra escrava,
Lincoln enfrentou a tentativa de separação dessas regiões, conhecida hoje por Guerra da Secessão. Cercado de brilhantes generais e com apoio político na capital do país, conseguiu não só ganhar a guerra, como também libertar os escravos.

Apesar de reeleito, toda sua luta pelo que considerava correto levou-o a ser assassinado em 1865 por John Wilkes Booth, um ator famoso na época e defensor da causa sulista. Ele foi o primeiro presidente a ser morto nos EUA, e o crime aconteceu apenas 13 dias depois do fim da guerra que dividiu o país.

Com a eleição do primeiro negro à presidência dos EUA, Barack Obama, o pensamento de Abraham Lincoln está mais atual do que nunca. Os dez ensinamentos que listamos abaixo, entre muitos outros de igual valor, saíram da boca do próprio Abe e dispensam qualquer comentário. Deveriam sim, ser seguidos por qualquer um, especialmente os cidadãos e a classe política brasileira. Assim, provavelmente, o mundo seria bem mais justo.

1 – “Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento.”
2 – “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por àprova o caráter de um homem, dê-lhe poder.”
3 – “Quase sempre, a maior ou menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz.”
4 – “Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.”
5 – “Não estarei destruindo meus inimigos quando os transformo em amigos?”
6 – “É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é tolo, do que falar e acabar com a dúvida.”
7 – “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado.”
8 – “Eu não sei quem foi meu avô; importa-me bem mais saber quem será o meu neto.”
9 – “O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.”
10 – “Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios.”

Ninguém, além de você, pode impedir você de realizar seus sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...