MENUS

quarta-feira, 13 de julho de 2011

VENCENDO O IMPOSTOR QUE HÁ DENTRO DE MIM.



Todo homem tem uma mascara para usa-la quando sai de casa,todos nos temos que lutar contra um mal chamado dupla personalidade,alguns até conseguem ser mais impostor que verdadeiro,nas escrituras sagradas encontramos alguns homens que tinham esse problema bem latente, um deles era Pedro o apóstolo,sempre se revelou um homem valente e corajoso quando estava na frente do mestre,mas na hora em que realmente ele precisava ser corajoso ele revelou quem realmente ele era, um covarde.

De vez em quando aparece pessoas que são presas por clinicarem sem nunca ter sido médicos,alguns casos chegam a vinte anos enganando milhares de pessoas,vinte anos se mascarando de uma coisa que nunca foram.

Quando Gideão foi visitado pelo Anjo do Senhor e ao ser convidado a ser líder de uma estrategia contra os midianitas imediatamente ele revelou sua mascara quando questionou a misericórdia de DEUS indagando o porque estavam em uma situação miserável,mas na verdade o seu pai Joás havia se corrompido diante dos deuses dos midianitas,tinha um altar, e um boi para ser sacrificado. Na verdade quem abandonou quem ?

Homens que quando estão na rua são mansos mas em casa são valentes,pessoas que não conseguem assumir sua verdadeira identidade,tem sempre guardado um impostor para usa-lo quando  for necessário, políticos que são um na período eleitoral e são outros quando se elegem,pastores que são um a frente do rebanho e são outros longe deles.

Quando nos relacionamos com as pessoas em volta de nós sem coragem de falar a verdade e expor os nossos sentimentos assumimos o nosso impostor e não o verdadeiro ,o impostor só é destruído por pessoas que sempre falam a verdade e assumem seus erros.

CRIA EM MIM SENHOR UM CORAÇÃO PURO E ME DÊ UM ESPIRITO RETO. SL 51-10

Um comentário:

  1. Quanto a palavra máscara nos faz lembrar do conceito “persona” usado por Jung. O termo “persona” é derivado da palavra latina equivalente a máscara, e que se refere às máscaras usadas pelos atores no drama grego para dar significado aos papéis que estavam representando. As palavras “pessoa” e “personalidade” também estão relacionadas a este termo.
    Nossa persona é a forma pela qual nos apresentamos ao mundo. É o caráter que assumimos; através dela nós relacionamos com os outros. A persona inclui nossos papéis sociais, o tipo de roupa que escolhemos para usar e o nosso estilo de expressão pessoal.
    A persona tem aspectos tanto positivos quanto negativos. Uma persona dominante pode abafar o individuo e aqueles que se identificam com sua persona tendem a se ver apenas nos termos superficiais de seus papéis sociais e de sua fachada. Jung percebeu que nós agimos de maneira diferente em cada ambiente social, de que precisamos ser aceitos para pertencer ao grupo, e temos que nos adaptar dependendo da circunstância.
    Não podemos perder de vista que há dois tipos de persona: a normal e a patológica. Na primeira, essa estrutura propicia o desenvolvimento simbólico normal, enquanto que, na segunda, funciona como estrutura defensiva anti social como uma força que se apodera da psique e a impele a transpor os limites do humano, dando origem aos excessos, à presunção (inflação!), à compulsão, à ilusão ou à comoção, tanto no bem como no mal, e a tendência maior é para o mal.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...