MENUS

domingo, 15 de janeiro de 2012

Coluna do professor Sepúlveda.


ROMANOS 7, 19-20
Com efeito, não faço o bem que eu quero, mas pratico o mal que não quero. Ora, se eu faço o que não quero, já não sou eu que estou agindo e sim o pecado que habita em mim.

            O que nos ensina o assombro de Paulo quando descobre que o mal pode falar mais alto a nossos corações?
            Sim, queremos o bem. Somos felizes quando praticamos a bondade, mas por que, muitas e muitas vezes, o mal prevalece?
            No fundo, achamos que o mal nunca é radical. Pensamos que o mal não possui densidade, nem consistência, enfim, não tem qualquer dimensão demoníaca. Afinal, nós somos modernos, vivemos o apogeu do progresso tecnológico. Nada há mais mistérios. Isso achamos nós, em nosso tempo confuso. Por que deveríamos evitar o mal?
            O mal pode destruir o mundo inteiro precisamente porque se espalha como fungo, na superfície de nossos atos. O mal é um enigma para o pensamento porque não se pode chegar às suas raízes, e quando tentamos entender, com propriedade, o que é o mal, ficamos frustrados, pois não há nada. O mal é assustador porque é banal.
            Mestre Eckhart, teólogo e pensador medieval, escreveu:  Se nunca fiz o mal, mas apenas tive vontade do mal, isto se trata de um pecado tão grande quanto matar todos os homens, embora eu não tenha feito nada.
            Paulo nos acena para uma outra pessoa dentro de nós. Um desconhecido que age para além de nosso querer. É este outro habitante de nós mesmos quem se abriga nas sombras de uma vida profunda. O Bem, por si mesmo, não é capaz de nos blindar dessa possessão demoníaca que acaba demoníaca que acaba prevalecendo em nossos atos e escolhas.
            É que, sendo banal, o mal se oferece gratuitamente em nossa vida, sem qualquer exigência, sem esforço, quase naturalmente.
            O Bem exige de nós um esforço incomum. Exige vigilância, atenção, renúncia, cuidado, tolerância, humildade, sentimentos que dependem da vontade do querer não-querer o Mal. O Bem é difícil e exigente. Viver é muito perigoso.
Irmãos, vive em nós, num território sombrio, a flor ácida do mal. Porém, é sempre possível colher as rosas do jardim sagrado que enfeita nossa alma, cujo jardineiro é um nazareno de nome Jesus.
Louvado seja O Senhor.

                                               CARLOS SEPÚLVEDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...