MENUS

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mensagem para os dias atuais, protestem! - 3 de janeiro, Aniversário de 491 anos da excomunhão de Lutero


Hoje, faz exatamente 491 anos que Lutero foi excomungado pela Igreja Católica, ao contestar a venda de indulgências e escrever as 95 Teses, dando início a  Reforma Protestante e por isso foi considerado como um sacerdote fora-da-lei, sendo excomungado pela igreja católica em 3 janeiro de 1521.
A história conta que o Papa Leão X chegou a classificar Lutero como um “alemão bêbado que escrevera as teses”, e afirmou que quando estivesse sóbrio mudaria de opinião. Sua principal tese afirmava que a salvação não se consegue apenas com boas ações, mas é um presente recebido através da fé em Jesus.
O monge agostiniano foi ordenado a sacerdote em 1507 e um ano depois começou a lecionar Teologia na Universidade de Wittenberg. Mas quase dez anos depois Lutero começou a refutar as ideias principais que eram pregadas pela Igreja Católica, chegando até mesmo a dizer que o Papa não tem as chaves do Céu, pois elas foram dadas somente ao apóstolo Pedro.
Para tentar calar o monge protestante o Papa escreveu teses desmentindo as publicadas por Lutero que já haviam se espalhado pela Alemanha e também pela Europa na tentativa de acusá-lo como apostata.
A Igreja chegou a convidá-lo para uma audiência em Roma, mas Lutero alegou problemas de saúde e teve apenas uma reunião com  o cardeal Caetano de Vio (Tomás Caetano) que pediu para que o monge revogasse sua doutrina. Não aceitou retirar suas palavras Lutero foi julgado e em janeiro de 1521 foi excomungado pela Igreja Católica.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mateus 7.21


“Então quando o diabo atirar os teus pecados à tua cara e declarar que mereces a morte e o inferno, diz-lhe isto: “Eu admito que mereço a morte e o inferno, e depois? Eu conheço um que sofreu e fez a satisfação no meu lugar. O seu nome é Jesus Cristo, Filho de Deus, e aonde ele estiver ali também eu estarei”
Martinho Lutero
Qual o proveito desta data?

Vai uma sugestão! Lembrar àqueles que pregam o evangelicalismo deplorável, de “vem comigo dando glória”, de retetés, de gira-gira, que a Reforma serviu para mudar a maneira com que a Igreja da época manipulava os fiéis, de manifestar, de protestar! Não venham com esta história de “não toque no ungido”, “não julgue” e outras frases enlatadas!

Lutero foi só o começo, que lembremos desta data para continuarmos a contestar, protestar contra o evangelho de decisão, de apelo, o evangelho gospel reteté, que contamina os fiéis, e façamos a vontade do Deus Soberano e anunciemos o Verdadeiro Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

...prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 2 Timóteo 4.2-3.

Autor: Carlos Reghine

Fontes: Bíblia Sagrada, Gospel Prime e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...