MENUS

segunda-feira, 19 de março de 2012

5 conselhos do pai de Bill Gates.



O selo Tudo o que Bill Gates aprendeu com seu pai é um tanto exagerado. Mesmo porque te leva a crer que, após a leitura, você terá fórmulas de sucesso na manga. Mas o relato ao estilo auto-ajuda pode te fazer, bem, acordar para a vida.

A maior parte dos conselhos apresentados nas 202 páginas não vai muito além do óbvio. Trabalhe duro. Tenha a mente aberta. Aprenda a perder. Esse é o tom dos títulos dos curtos capítulos, inclusive. Mas alguns deles trazem lições bacanas, como essas cinco:

Instigue a curiosidade de uma criança

O pequeno Bill lia muito. Geralmente para ganhar de seus irmãos nas competições de quem lia mais. Em vez de mandar o filho ir dormir logo, quando estava na hora, o papai Gates relaxava um pouco as regras da casa e o deixava lendo mais um pouco. Também não reclamava da quantidade de livros que o filho queria comprar. Após a adolescência, algumas horas de leitura viraram horas à frente do computador, na escola, com seu colega Paul Allen. Parece que valeu a pena.

Compartilhe seus talentos com os outros

A mãe de Bill Gates, Mary, certa vez prestou serviços voluntários juntamente com o presidente da IBM, John Opel. E disse, assim de passagem, que seu filho trabalhava num projeto com a Microsoft. Os talentos de Mary e Bill, portanto, teriam sido muito importantes quando IBM e Microsoft assinaram contrato para tocar o projeto do computador pessoal.

Seja radicalmente generoso

Quando estava aprendendo a dirigir, Bill pai ganhou um carro de sua irmã mais velha. Mas o detalhe é que seu pai não havia deixado a moça tirar a carta, por uma questão simples de machismo. Para ele, mulher não poderia dirigir. O então garoto não esqueceu jamais desse ato de bondade, que passou para seus filhos. Afinal, irmão geralmente faria birra numa hora dessas, não? Hoje, Bill Gates é reconhecidamente um cara generoso.

Passe hábitos adiante

Bill Gates faz bastante trabalho social. E diz que se lembra de quando ficou com seu pai segurando uma placa a favor de uma campanha. A ideia era arrecadar fundos para uma escola. A mãe de Trey, como o pai da Microsoft era chamado por seus pais, também vivia perguntando quanto ele iria doar para o Exército da Salvação no Natal.

Fale abertamente

Ver um presidente americano, no caso Jimmy Carter, dizendo a expressão pênis descoberto pode parecer um escândalo para uma sociedade conservadora. Mas pode ser muito útil se o intuito for chocar alguns africanos e fazê-los pensar que, se fizerem sexo sem a devida cobertura peniana, terão problemas sérios de saúde. Logo, falar sem censura, quando for necessário mudar o rumo de alguma coisa, é muito importante, diz o senhor Gates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...