MENUS

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PORQUE DEVO SER CASADO PARA BATIZAR ?

Recebi uma pergunta de um anônimo na seção pergunte ao pastor, e fico muito feliz pela confiança depositada nesse Blog,e também dou  parabéns pela pergunta tão atual e pertinente,essa tem sido uma dúvida muito grande no meio evangélico,algumas pessoas se baseiam em passagens bíblicas como no batismo de felipe ( at 8- 26-39) que ali não foi feita nenhuma exigência a Felipe.
 Primeiro para deixar bem claro aos leitores do Blog, que a minha opinião é baseada naquilo que creio e vejo que é o mais correto,é a doutrina de minha igreja que pertenço.não quero de forma alguma contrariar e me envolver com questão doutrinaria de nenhuma igreja.cada um vive aquilo que crer , e a opinião do outro precisa ser respeitada.se você esta em uma igreja e não concorda com a doutrina dela ,eu lhe dou um conselho ,procure uma doutrina que você concorde é mais justo pra ambos os lados.

origem do batismo.

"Derivado da palavra grega baptisma, "Batismo", denota a ação de lavar ou mergulhar na água, que desde os tempos mais antigos (At 2:41) tem sido usado como o rito da iniciação cristã. Suas origens tem sido procuradas nas purificações no AT, nas ilustrações das seitas judaicas, e nas lavagens pagãs paralelas, mas não pode haver dúvida alguma de que o batismo, conforme o conhecemos, começou com João. O próprio Cristo, tanto pelo precedente (Mt 3:13) como pelo preceito (Mt 28:19), nos dá autoridade para sua observância. Com este fundamento, tem sido praticado por quase todos os cristãos, embora tentativas tenham sido feitas para substituí-lo por um batismo de fogo ou do Espírito, em termos de Mt 3:11.

Fica razoavelmente certo de que a imersão era a prática original, e assim continuou até a Idade Média. Os reformadores concordavam que a imersão ressaltava melhor o significado do batismo como morte e ressurreição,...

... Um indício do significado do batismo é oferecido por três figuras no AT:

1. O dilúvio: 1 Pe 3:19-20 - "... no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,...".

2. O Mar Vermelho: 1 Co 10:1-2 - "Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar. Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar".

3. A circuncisão: Cl 2:11-12 - "Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne. Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos".

Todas estas figuras referem-se de modos diferentes à aliança divina, ao seu cumprimento provisório num ato divino de julgamento e de graça, e ao cumprimento vindouro e definitivo no batismo da cruz. A ligação entre a água e a morte e a redenção é especialmente enfatizado na terceira.

Quando chegamos à ação propriamente dita, há muitas associações diferentes; porém mutuamente relacionadas. A mais óbvia é a da lavagem em Tt 3:5 - "não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,", sendo que a água purificadora é ligada com o sangue de Cristo, por um lado, a com a ação purificadora do Espírito, por outro lado (veja 1 João 5:6 e 8 - "Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade... o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes".), sendo que, assim, somos levados imediatamente à obra divina da reconciliação. Uma segunda associação é aquela da iniciação, adoção ou, mais especialmente, regeneração (Jo 3:5 - "Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito"., sendo que, mais uma vez, a ênfase recai sobre a operação do Espírito em virtude da obra de Cristo.

Estes temas diferentes acham seu enfoque comum no pensamento primário do batismo (no poder destruidor, porém também vivificante, da água) no sentido de afogar-se e emergir à nova vida, i.é, morte e ressurreição (Rm 6:3-4 - "Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova").

Mas aqui, também, o que a ação realmente testifica é a obra de Deus na morte vicária e ressurreição de Cristo. Esta identificação com os pecadores, no julgamento e na renovação é aquilo que Jesus aceita quando vem para o batismo de João, e o que Ele cumpre quando toma Seu lugar entre dois ladrões na cruz (Lc 12:50 - "Mas tenho que passar por um batismo, e como estou angustiado até que ele se realize!"). Aqui temos o verdadeiro batismo do NT, que torna possível o batismo da nossa identificação com Cristo e subjaz o sinal exterior, pelo qual é confirmado. Como a pregação e a Ceia do Senhor, "Batismo" é uma palavra evangélica que nos diz que Cristo morreu e ressuscitou em nosso lugar, de modo que nós morremos e tornamos a viver nEle, e através dEle (Rm 6:4 e 11 - "Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova... Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus".).

não concordo que batize amasiado.

O batismo na igreja tornou-se em uma ferramenta de acesso a comunhão com o corpo ,principalmente para a ceia do senhor, e o ministério, na minha opinião  o batismo precisa ser levado a sério ,o novo convertido precisa saber o significado disso,e outra coisa que precisa ser levado em conta é a questão do pecado e da legalidade, se eu aceito batizar sem se casar ,não posso pregar contra quem dirige um carro sem carteira,contra os jovens que transam antes de casar , eu perco a autoridade, qual a diferença de quem é amasiado e pra um jovem que transa antes de se casar é praticamente nenhuma.transam sem ser casados.

casos a serem analisados.

Existem alguns casos que precisam ser levados pra a apreciação do ministério tais como,uma cristão fiel que a muitos anos serve a DEUS ,mas o seu cônjuge não se converte e não aceita se casar legalmente , são casos que precisam de uma atenção especial.
Outro caso é quando um dos parceiros sofre um acidente ou são inválidos,ai eu concordo que a igreja batize. 

a autoridade da igreja precisa ser respeitada.

Em Matheus 16-19,JESUS disse a pedro que daria a igreja as chaves do reino ,e tudo que ligares na terra seria ligado nos céus,e tudo que desligares na terra seria desligado nos céus.por isso cada doutrina precisa ser respeitada,não é o melhor caminho disseminar contra a liderança de sua igreja ,não concorda , de um abraço em seu líder e vá para um lugar que combine com você , é como eu entrar na casa de alguém e querer mudar os móveis de lugar.

Eu espero que tenha conseguido tirar a sua dúvida,não sei o caso que o anônimo tem passado ,mas quero que saiba que batizado ou não tu és mui amado(a) pelo senhor e pela sua igreja também e tudo logo se resolverá ou talvez seja apenas duvida mesmo.pode contar comigo sempre que  quiser  e sabendo que essa é a minha opinião .

                               graça e paz.

2 comentários:

  1. eu gostaria de saber se eu poderia ser batizano no esprito santo não tendo passado pelas aguas ainda é que eu espero que me case pois estou morando com minha mulher e filho,antes não me importava mais quando jesus me chamou,eu quis fazer tudo certo então eu já senti como se meu peito fosse rasgano numa reunião na igreja então num proposito de buscar mais a presença de Deus fiz um jejum de não comer carne alguma e um dia orano pela madrugada eu estava glorificando quando minha lingua começou a enrolar e as palavras não sai e na minha mente eu conseguia ler as palavras que eu poderia dizer mais fiquei com medo,ai em outra reunião ai numa estrema unção no momento eu então meio que timido ainda falei algumas palavras será isso possivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano é possível sim pois não sou batizada nas águas nem sou casada legalmente pq meu esposo n é evangélico e acha que está junto já é casamento mais creio que um dia ele verá isso diferente, eu pedi mt a Deus em oração pra ser batizada no espírito santo e ele usou uma serva dele e falou: aqui está o talento que me pediste e outras coisas, naquele momento fui batizada! agora mês que vem pretendo me batizar já que li aqui ''casos a serem analisados.'' espero ter ajudado como eu tbm fui.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...