MENUS

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Justino ( Um dos pais da igreja)


A partir de hoje começarei a postar alguns dos importantes pais da igreja,não podemos entender igreja desprezando a sua história,os mártires,as doutrinas,os reformadores,os arautos nao podem ser esquecido pela igreja atual,um dos motivos em que vivemos essa crise de identidade é a falta de harmonia com a história da igreja.

É claro que nao poderei ser profundo nas informações até porque sei o quanto somos preguiçosos para ler,então trarei informações básicas porém necessária para o inicio de um relacionamento com a nossa história.

Justino faz parte do grupo que chamamos de (Pais gregos )era chamado de " o filosofo " ou então o 
"O mártir " pois ele morreu por ser um cristão filosofo. Justino pensou o Cristianismo de maneira que ele pudesse ser apresentado a um publico maior levando a cultura " filosofa - racionalísta" Justino foi um pioneiro,um inovador,porém nunca exigiu nada para si.

Era filho de Priscius e neto de Bakcheus,nasceu em Flávia Neápolis ( perto de Siquem) era originalmente um pagão,era representante da classe media alta urbana da época.Era leal,separado da tradições antigas,de aparência cosmopolita,intelectualmente ativo e curioso,honesto de pensamento,economicamente independente,após conhecer os cristãos e ouvi-los ele disse: "Essa é a única e confiável filosofia que eu encontrei" então se converteu em Éfeso. Aos cinqüenta anos foi encontrado em Roma onde escreveu a primeira obra apologética para os gentios e dez anos mais tarde foi executado como um mártir 

Veja o que ele enfatizava em sua obra apologética aos gentios.

1- A superioridade do cristianismo estava no conhecimento do ser verdadeiro e Divino.
2- O amor cristão aos seus inimigos.
3- A paciência cristã,a castidade e a honestidade.
4- A coragem diante da morte.
5- A necessidade de unir as obras a fé.

Justino travou uma guerra filosófica contra as escolas de cunho pagão da época,ele as chamam de "monstros de varias cabeças" Justino era um platonista,porém nunca misturou a filosofia platonista com a cristã,pra ele o cristianismo era a verdade absoluta filosófica.

Quando morou em Roma,perto do " tanque de Timóteo " ele reuniu muitos discípulos que depois se tornaram renomeados professores de filosofia cristão,ele travou uma guerra contra um judeu filosofo da época que discorria terrivelmente contra o cristianismo chamado "Crescêncio" o chamando de falso filosofo e cínico.

Justino foi o primeiro a falar sobre anti-tipo,métodos alegóricos,figuras e sombras,pra ele todos os símbolos do velho testamento apontam para Cristo,a igreja,a Cruz etc...Arvore da vida no paraíso,as varas de álamo verdes os quais Jacó cobre o cordeiro,as colunas de pedra ungidas de Betel,os cajados de Arao e Moisés tudo para Justino é uma prefiguração "tipos" do novo- testamento e profecias do Cristo.

Justino foi martirizado durante o governo do prefeito " Rusticus " ( 163-67 dc ),ele foi preso juntamente com mais seis presos cristãos. ele foi descrito como razoável e bem informado,e no tribunal ele era o porta- voz dos cristãos. Ele desobedeceu a ordem do juiz e não negou a sua fé a Jesus Cristo,e nao negou a veracidade de seus ensinamentos e disse que o juiz e todos os demais membros da corte eram escravos do engano.o decreto contra ele foi esse " Ele nao aceitou sacrificar aos deuses e se recusou a obedecer as ordens do imperador,será flagelado de acordo com a lei levados para ser decapitados" ( act.just. 5,8). 

Graças a irmãos e pais como Justino o evangelho chegou até nos,era um apologista que enfrentou os mais terríveis inimigos do evangelho,formou muitos discípulos e deixou obras apologéticas que até hoje abençoam a nossa vida.

Com amor 

Fabricio Valldares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...