MENUS

sábado, 9 de outubro de 2010

MAIS ESTUDOS SOBRE A ARCA DA ALIANÇA.


Função e simbologia

A partir do momento em que as tábuas dos Dez Mandamentos, a Vara de Arão que floresceu (que não só floresceu mas que também brotou améndoas) e o pote de maná escondido foram repousadas no seu interior, a Arca é tratada como o objeto mais sagrado, como a própria representação de Deus na Terra. A Bíblia relata complexos rituais para se estar em sua presença dentro do Tabernáculo.
Segundo a Bíblia, Deus revelava-se como uma fumaça que se manifestava com sua shekiná (presença) entre os querubins que tinham asas de anjos, corpo de homem e rosto de bebê. Tocá-la era um ato tolo, pois quem a tocasse era logo morto pela ira de Deus, razão pela qual existiam varas para seu transporte.

A Arca como instrumento de guerra                                                                           

Arca representava o próprio Deus entre os homens. A crença de Sua presença ativa fez com que os hebreus, por várias vezes, carregassem o objeto à frente de seus exércitos nas batalhas realizadas durante a conquista de Canaã. Inicialmente, a presença da Arca era suficiente para que pequenos contingentes hebreus aniquilassem exércitos cananeus inteiros. Mas quando dispensavam-na, sofriam derrotas desastrosas.
Ainda restava o assentamento das sete Tribos de Israel na Terra de Canaã para que a conquista estivesse completa, quando Josué determinou a construção de um Tabernáculo permanente na cidade de Siló, onde a Arca ficaria protegida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...