MENUS

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Serie de estudos sobre o natal. 4/10 O nascimento de JESUS

Quando Jesus nasceu?
A conclusão surpreendente a que chegamos é de que Jesus não nasceu nem poderia ter nascido em dezembro, pois não poderia usar para nascer uma data de festividade pagã, como a Saturnália romana ou o natalis invicti solis, mas usou uma festa judaica, a Festa de Tabernáculos, que no calendário judaico corresponde ao sétimo mês (que cai entre o fim de setembro e o fim de outubro do nosso calendário), como ocasião para vir ao mundo. Essa conclusão é possível graças a uma análise mais acurada das Escrituras nos textos que nos falam sobre o nascimento de Jesus.

A evidência encontra-se no texto de Lucas, no capítulo 2, onde nos é dito: "Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho" (Lc 2:8). Os pastores guardavam seus rebanhos nos apriscos descobertos, pois não havia ainda chegado o inverno. No hemisfério sul, o mês de dezembro situa-se no verão, ou seja, as temperaturas são sempre elevadas, com chuvas ocasionais. Mas não é assim no hemisfério norte! Ali é inverno! Pensemos então: se Jesus nasceu em dezembro, como poderiam os rebanhos estarem no campo sem nenhuma proteção, visto ser frio naquela região nesta época? Ainda hoje, em Jerusalém, chega a nevar nos últimos dias de dezembro! Outra coisa que nos informa a escritura é: "E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura" (Lc 2:12). Poderia um recém-nascido suportar o frio do inverno (inclusive com neve) deitado numa manjedoura (em um estábulo sem proteção) e somente envolto em panos? Creio que não! Não podemos deixar de notar que os pais de Jesus tiveram de ficar "hospedados" numa estrebaria, pois os hotéis e quartos da cidade já estavam lotados! Isso significa que havia algum evento na cidade que fez com que muita gente viesse para Jerusalém. Segundo o calendário judaico, em dezembro não ocorreria nenhuma das três grandes festas bíblicas e a cidade, portanto, não estaria cheia de gente nessa época! Porém, no mês de setembro / outubro ocorreria a festa dos Tabernáculos e esse evento traria muitas pessoas à Jerusalém! Também nessa época o clima ainda não estaria frio, mas seria ameno e o menino poderia nascer ali tranqüilamente! Quero chamar a sua atenção para um fato: Jesus nasceu justamente na época que deveria nascer, pois João nos diz: "E o Verbo se fez carne, e habitou (tabernaculou - no original) entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai" (Jo 1:14)! Isso não é lindo? Ele nasceu (tabernaculou) justamente numa festa dos Tebernáculos! As coisas de Deus sempre fazem sentido! Nada é feito por Ele de forma a trazer confusão ao seu povo!

Um comentário:

  1. O Caminho

    A cada dia que passa encontramos dois lados para se seguir enfrente. Muitas vezes não sabemos aonde esse caminho vai nos levar.
    Então, quando você se encontrar em uma situação que não sabe que caminho escolher, ore a DEUS e peça direção a ELE. Eu tenho certeza que ELE vai te responder e escolher o melhor caminho para você seguir e se Ele escolher um caminho que na hora para você não seja o melhor, não se preocupe, pois DEUS está neste caminho com você.
    Busque sempre o caminho de Deus, pois com Deus temos força para lutar por nossos objetivos, se o inimigo nos derrubar, Deus ergue suas mãos para te ajudar a levantar e seguir enfrente.
    Busque sempre lutar pelas coisas certas, sem querer tirar vantagens dos outros.
    Sempre pense não devo fazer com outro o que não quero que faça comigo.
    E seja FELIZ!
    Que a Paz Do Senhor Esteja Convosco.
    Tenha um ótimo dia!

    Visitem o Blog: http://leandroroble.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...